Professora atacada em escola de Caxias do Sul apresenta avanços na recuperação

Publicado em 25/04/2025
por Filipe Brogliatto

Ainda não há previsão para que ela retome suas atividades profissionais

A professora vítima do ataque registrado no dia 1º de abril, na Escola Municipal João de Zorzi, em Caxias do Sul, segue em recuperação e tem apresentado avanços importantes em seu estado de saúde. Conforme o advogado da vítima, Leonel Ferreira, a docente já retirou os pontos cirúrgicos, não necessita mais de atendimento de enfermagem domiciliar e foi liberada pelo neurologista após exames que atestaram sua evolução clínica.

Atualmente, ela realiza sessões de fisioterapia para recuperar a mobilidade e segue em acompanhamento contínuo com psicóloga e psiquiatra, profissionais que auxiliam no enfrentamento das marcas emocionais deixadas pelo episódio. Apesar da melhora progressiva, ainda não há previsão para o retorno à rotina profissional e pessoal.

A agressão também gerou impactos financeiros consideráveis, segundo a defesa. Mesmo com cobertura de plano de saúde, os gastos com tratamentos complementares, terapias e outras necessidades já superam R$ 5 mil.

No campo jurídico, o caso entra agora em uma nova fase. Além do acompanhamento dos procedimentos envolvendo os adolescentes identificados como responsáveis pelo ataque, a defesa da professora volta-se à apuração de eventuais responsabilidades por parte do município de Caxias do Sul. De acordo com o advogado, o foco é investigar possíveis falhas de segurança e omissões que possam ter contribuído para o ocorrido.

“Nesta nova etapa, nosso trabalho se concentrará em analisar as possíveis falhas de segurança e supervisão que podem ter contribuído para a ocorrência deste lamentável episódio. Buscaremos a responsabilização das pessoas competentes para que medidas preventivas sejam implementadas, evitando que situações semelhantes se repitam”, declara Leonel Ferreira.