Conheça mais sobre a história de Luiz Zin, artesão com mais de 45 anos de experiência
O artesão Luiz Zin foi homenageado com a Medalha Mérito Florense, em reconhecimento à sua dedicação e contribuição para a preservação da história e cultura local por meio do artesanato. A cerimônia ocorreu noite de quarta-feira (2), na Câmara de Vereadores de Flores da Cunha.
Conduzida pela presidente da Câmara, vereadora Silvana De Carli (Progressistas), a homenagem contou com a presença do prefeito, César Ulian (Progressistas), vereadores, autoridades, familiares e amigos do homenageado, além de profissionais do setor cultural.
O vereador Diego Tonet (Progressistas), que propôs a honraria, parabenizou o artesão pelo merecido reconhecimento. “É com profunda emoção e respeito que nos reunimos para render uma justa homenagem a um filho ilustre de nossa terra, cuja arte das mãos tem preservado e enriquecido nosso patrimônio cultural há mais de quatro décadas”, destacou Tonet.
Luiz Zin, natural de Flores da Cunha, iniciou sua trajetória no artesanato em 1979, especializando-se na confecção de produtos com vime, sendo as tradicionais cestas uma das suas principais obras. Ele também atuou como presidente da Associação dos Artesãos Espaço de Arte e Artesanato entre 1999 e 2003 e participou de diversas feiras, sempre ao lado de sua esposa, Maria Dal Bó Zin.
Emocionado, Luiz falou sobre sua trajetória de mais de 45 anos no ofício. “Graças a Deus estamos vivos e trabalhando, eu e a Dona Maria, minha companheira. Quero agradecer a todos e a Deus por termos saúde em primeiro lugar”, afirmou o artesão.
A Medalha Mérito Florense é uma distinção concedida pela Câmara Municipal de Vereadores a cidadãos e entidades que se destacam em diversas áreas, sendo um símbolo de reconhecimento e valorização do trabalho em prol da comunidade.
Confira, abaixo, um vídeo divulgado pela Câmara de Vereadores contando um pouco da história de Luiz Zin: