Na terça (1º), ela foi ouvida e posteriormente liberada, mas investigação apontou participação dela no crime
A adolescente de 13 anos, suspeita de envolvimento no ataque contra a professora Thais de Oliveira na Escola Municipal João de Zorzi, em Caxias do Sul, foi apreendida nesta quinta-feira (3), por um oficial de Justiça, com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Civil. O ataque ocorreu na última terça-feira (1º) e envolveu outros dois estudantes menores de idade.
A jovem havia sido apreendida inicialmente pela Brigada Militar (BM) ao fugir da escola depois do ataque, mas foi liberada após prestar depoimento. No entanto, no decorrer das investigações, a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) obteve provas, incluindo informações extraídas de celulares apreendidos, que confirmaram sua participação no ataque.
Com a decisão da Justiça, a adolescente será encaminhada para a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). Os outros dois envolvidos, de 14 e 15 anos, foram transferidos para o Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Novo Hamburgo (Case NH) devido à falta de vagas em Caxias do Sul.
Casos de alunos armados com facas
Ainda nesta quinta-feira, a Guarda Municipal (GM) atendeu a ocorrências envolvendo estudantes que portavam facas em duas escolas municipais. Um jovem de 17 anos, da Escola Zélia Rodrigues Furtado, no bairro Nossa Senhora do Rosário, e outro de 15 anos, da Escola Guerino Zugno, no bairro Planalto, foram flagrados portando armas brancas dentro das mochilas.
Segundo a gerente do Centro de Ações Preventivas da GM, Milene Lopes Calegaro, no caso da Escola Zélia Rodrigues Furtado, a direção recebeu uma denúncia e chamou o estudante, que admitiu portar a faca para se defender de um colega. Ele entregou o objeto sem resistência e foi encaminhado para a delegacia para registro de ocorrência.
Na Escola Guerino Zugno, a situação foi semelhante. O aluno de 15 anos, ao ser abordado pela direção, confirmou que carregava um canivete por medo de assaltos, alegando que um primo havia sido roubado recentemente. Ele também entregou o objeto e foi conduzido à delegacia.
A Guarda Escolar também foi acionada para atender uma ocorrência de ameaça a uma professora na Escola Marcial Pisoni, na Vila Leon, Zona Leste da cidade. O caso foi resolvido internamente, com a presença dos pais do aluno envolvido, que tem 13 anos.
Já no período da tarde, uma aluna de 11 anos da Escola Tancredo Neves, no bairro Belo Horizonte, foi flagrada com uma faca. A direção acionou a Guarda Municipal, os responsáveis da estudante e o Conselho Tutelar.