Dois alunos são flagrados com facas em escolas municipais de Caxias do Sul

Publicado em 03/04/2025
por Filipe Brogliatto

Ocorrência está em atendimento na manhã desta quinta-feira (3)

A Guarda Municipal (GM) de Caxias do Sul está atendendo, na manhã desta quinta-feira (3), ocorrências envolvendo dois alunos que foram flagrados portando facas em duas escolas municipais diferentes. Um jovem de 17 anos da Escola Zélia Rodrigues Furtado, no bairro Nossa Senhora do Rosário, na Zona Norte, e outro aluno de 15 anos, da Escola Guerino Zugno, no bairro Planalto, Zona Leste da cidade.

Segundo a gerente do Centro de Ações Preventivas da GM, Milene Lopes Calegaro, a equipe diretiva da Escola Zélia Furtado recebeu a denúncia de alguns alunos de que um menino estaria com uma arma branca na mochila. Diante disso, o aluno foi chamado na sala da direção, onde confirmou que estava portando uma faca para se defender de um colega. Ele entregou o objeto sem resistência e foi encaminhado para a delegacia para a confecção de boletim de ocorrência.

Ainda de acordo com Milene, no caso da Escola Guerino Zugno, uma denúncia semelhante foi feita por colegas, informando que um aluno portava um canivete na mochila. Ao ser chamado à direção, o estudante confirmou que carregava o objeto por medo de assaltos, pois seu primo havia sido vítima de um roubo recentemente. Assim como no primeiro caso, o aluno entregou o canivete e foi encaminhado para a delegacia para registro da ocorrência.

Nesta manhã, a Guarda Escolar foi acionada para atender a situação de ameaça de um aluno à professora na Escola Marcial Pisoni, na Vila Leon, na Zona Leste. Os pais do adolescente de 13 anos foram chamados e o assunto foi resolvido internamente.

Além disso, a gerente da Guarda informou que há relatos de que alunos estão recebendo pagamento para gravar brigas dentro das escolas, o que tem gerado ainda mais preocupação.

Os casos acontecem apenas dois dias após o ataque contra uma professora na Escola Municipal João de Zorzi, no bairro Fátima Baixo, ocorrido na última terça-feira (1º). Na ocasião, uma professora de inglês foi atingida com golpes de faca por dois adolescentes. Ela foi socorrida e não corre risco de morte. Os jovens foram encaminhados para centros de atendimento socioeducativo, onde devem permanecer internados por, pelo menos, 90 dias.

LEIA TAMBÉM: Após ataque à professora, Guarda Municipal intensifica presença nas escola da Zona Norte de Caxias

Retorno das aulas na Escola João de Zorzi
As aulas, que foram suspensas na quarta (2) em respeito à professora, retornaram normalmente nesta quinta. Na João de Zorzi, os pais e alunos foram recebidos pelo diretor Jeferson Carvalho, pela secretária da Educação, Marta Fattori, e por integrantes da secretaria antes do início das aulas às 7h30min. Todos irão recepcionar professores, alunos e pais novamente no turno da tarde, que foram os diretamente envolvidos com o ato contra a professora.

Mais cedo nesta quinta, foi informado que na reunião com a Comissão dos Diretores das Escolas Municipais, realizada no final da tarde desta quarta-feira (2), a Secretaria da Segurança Pública e Proteção Social intensificou a presença da Guarda Municipal (GM) nas escolas de Caxias do Sul, já nesta quinta-feira (3).

O encontro na prefeitura foi promovido pelo Sindiserv após o atentado sofrido pela professora da Escola João de Zorzi. Pelo menos 30 das 82 escolas municipais terão reforço da segurança na entrada e saída dos alunos nestes próximos dias.