Programação inclui painéis, visitas técnicas, Espaço de Negócios, Momento Startups de Biogás
A cidade de Bento Gonçalves vai sediar entre os dias 8 e 10 de abril, a 7ª edição do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano (FSBBB). O evento retorna à Serra Gaúcha após ter realizado sua quarta edição em Caxias do Sul, em 2022, e tem como objetivo fomentar o desenvolvimento da cadeia de biogás e biometano nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de contribuir para a expansão do setor em nível nacional.
O Fórum, realizado anualmente e de forma itinerante nos estados do Sul, se consolidou como um espaço de destaque para apresentação de tecnologias, inovações e tendências do setor. O evento reúne profissionais, empresas e instituições, proporcionando conexões estratégicas para impulsionar negócios, promover o desenvolvimento sustentável e ampliar o aproveitamento do biogás para geração de energia elétrica, térmica e biometano.
A realização é da Universidade de Caxias do Sul (UCS), da Embrapa Suínos e Aves (SC) e do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), com organização da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindústria (SBERA).
Estrutura e programação
Espaço de Negócios: vitrine para empresas e instituições nacionais e internacionais apresentarem produtos, serviços, equipamentos e projetos do setor.
Painéis temáticos: dez painéis abordarão temas como biogás e resiliência climática, recuperação de nutrientes, refino do biogás, certificação de ativos ambientais, desempenho de biodigestores, integração do biometano com outros energéticos e biogás a partir de resíduos sólidos urbanos.
Visitas técnicas: no dia 10 de abril, serão realizados três roteiros de visitas para conhecer unidades de produção de biogás em granjas, unidades de tratamento de resíduos urbanos e agroindustriais.
Momento Startups de Biogás: iniciativa que destaca projetos inovadores do setor, em parceria com a Agência de Inovação da UCS (UCSiNOVA) e o Parque Tecnológico Pollen (Unochapecó).
Prêmio Melhores do Biogás Brasil: em sua quarta edição, a premiação reconhecerá profissionais, empresas e plantas de biogás que se destacaram em 2024.
Eventos paralelos: no dia 7 de abril, antecedendo o Fórum, haverá encontros, reuniões e workshops entre agentes do setor.
O potencial do biogás no Brasil
O biogás é produzido a partir da decomposição de matéria orgânica por microrganismos, gerando uma mistura rica em metano, que pode substituir combustíveis fósseis. Seu uso se estende desde a geração de energia elétrica e térmica até a produção de biometano para veículos. Além disso, pesquisas indicam seu potencial para a produção de hidrogênio e amônia verdes, além de combustível de aviação sustentável (SAF).
Segundo o Panorama do Biogás no Brasil 2023, divulgado pelo CIBiogás, o país possui uma capacidade instalada de 4,15 bilhões de Nm³, com um crescimento de 21% no volume produzido. Apesar desse avanço, estima-se que o potencial brasileiro seja de 84,6 bilhões de Nm³, com 10,8 bilhões de Nm³ viáveis a curto prazo.
Em 2023, foram registradas 338 novas plantas de biogás e sete novas plantas de biometano, elevando para 50 o total de unidades de biometano no país, um aumento de 16% em relação ao ano anterior. O Paraná lidera o ranking nacional de plantas de biogás, seguido por Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo.
Na região Sul, são 605 plantas registradas:
Paraná: 404 unidades
Santa Catarina: 122 unidades
Rio Grande do Sul: 79 unidades
O levantamento, realizado entre setembro de 2023 e abril de 2024, abrangeu os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.