As visitas tiveram o intuito de dialogar com as escolas sobre a legislação que proíbe o uso de celulares, entre outras demandas
Durante os meses de fevereiro e março, os vereadores de Antônio Prado realizaram visitas às escolas públicas do município com o intuito de dialogar com as direções escolares sobre a implementação da Lei nº 15.100/2025 que trata da utilização de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais nos estabelecimentos públicos e privados de ensino da educação básica pelos estudantes.
De acordo com esta legislação o uso desses dispositivos não é permitido, exceto quando voltado para fins pedagógicos ou em casos de necessidade, perigo ou força maior. Além disso, a norma garante o uso de aparelhos eletrônicos em situações que envolvem acessibilidade, inclusão, condições de saúde ou a garantia de direitos fundamentais.
Além de discutir a aplicação da lei, as visitas tiveram como objetivo conhecer melhor as demandas de cada unidade escolar. As questões abordadas incluíram a estrutura das escolas, o quadro de pessoal, a distribuição de uniformes, a alimentação escolar, entre outros aspectos que impactam diretamente a comunidade escolar.
Durante as conversas com os professores, foi observado que, em geral, os alunos acolheram a proibição do uso dos celulares e a grande maioria dos educadores relatou que houve uma melhora significativa na interação social, na atenção e na produtividade dos alunos nas atividades escolares.
No que se refere à infraestrutura das escolas, os vereadores constataram que as unidades estão bem equipadas e com o quadro de funcionários quase completo. As demandas específicas de cada escola serão encaminhadas à Secretaria de Educação, por meio dos vereadores, para que as melhorias sejam implementadas.
Fonte: Câmara Municipal