Empresa é de Manaus (AM) e ainda não apresentou a documentação necessária para começar o serviço
A AF Construtora, de Manaus (AM), responsável pela execução dos itens remanescentes da obra de acesso ao bairro Planalto, em Caxias do Sul, tem até a próxima segunda-feira (7) para dar início aos trabalhos. A empresa venceu a licitação aberta em janeiro de 2025 e recebeu a ordem de início em 31 de março, a partir de quando conta com um prazo de cinco dias úteis para começar a obra.
No entanto, de acordo com a Prefeitura, a empresa ainda não apresentou toda a documentação necessária para iniciar os serviços, incluindo o contrato com uma fornecedora de asfalto, essencial para a execução do projeto.
O diretor do Escritório de Projetos da Secretaria de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Reinaldo Toscan Neto afirmou que “nossa preocupação é garantir que a obra comece com o fornecimento assegurado da principal matéria-prima, evitando os transtornos já enfrentados anteriormente com outras empresas. Não podemos permitir que os trabalhos sejam iniciados sem a certeza da conclusão”, disse.
Por meio de nota, a Prefeitura afirmou mantém contato diário com a construtora, buscando acelerar o processo e garantir a entrega do serviço dentro dos padrões de qualidade e com o mínimo impacto para a população.
O andamento da obra
Após a desistência da empresa que realizava os serviços no ano passado, a Prefeitura executou melhorias na Avenida Marcopolo, incluindo manutenção da rede de drenagem, instalação de novas bocas de lobo e construção de calçadas e canteiros para maior segurança dos pedestres. Além disso, a Codeca aplicou a primeira camada de asfalto para melhorar a mobilidade no local.
Na BR-116, o sistema de drenagem foi iniciado em uma das pistas, mas ainda precisa ser concluído. Outros serviços pendentes no trecho incluem a remoção parcial do canteiro central, execução do novo pavimento, fresagem e repavimentação asfáltica, construção de passeios e implantação da sinalização viária.
A obra começou em novembro de 2023 e deveria ter sido finalizada em julho de 2024. O investimento total é de R$ 4,5 milhões, viabilizado por meio de um empréstimo obtido pelo município junto à Corporação Andina de Fomento (CAF).