O recipiente possui um produto que atrai a fêmea do mosquito Aedes Aegypti e a extermina antes que dissemine seus ovos
Segundo informações da Secretaria Municipal de Antônio Prado, atualmente o município é considerado infestado pelo mosquito transmissor do Aedes Aegypti, causador da Dengue, entre outras doenças, porém até o momento não há casos de pessoas contaminadas, por isso a prevenção é tão importante.
O último caso de Dengue no município foi confirmado em fevereiro do ano passado em um homem que contraiu a doença na cidade. Diante desta preocupação a Secretaria busca uma solução efetiva através da contratação do tenente-coronel e especialista em Saúde, João de Canto que traz uma tecnologia de extermínio da larva da fêmea do mosquito que será colocará nos próximos dias em bairros do município e ao longo da Avenida Valdomiro Bocchese.
São Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs) identificadas com informações da Prefeitura. “Nesta estação disseminadora semelhante a um balde existem componentes biológicos com ação larvicida e aduticida que possuem capacidade de atração da fêmea muito grande,” explica o especialista.
A secretária, Meliny Dalla Bona Gallio reforça a importância da colaboração da população para que o tratamento faça o efeito desejado. “A gente pede a colaboração da população para que não mexam, não descartem lixo no recipiente, nem derramem o produto fora dele para que ele possa fazer efeito na larva que vai se desenvolver no produto que não faz mal a nenhum humano, nem a animais,” salienta.
Independente da colocação das iscas é importante que a população siga atentamente ações de combate à Dengue, como:
-Manter as garrafas vazias ou baldes viradas para baixo;
-Não deixar entulho no quintal ou nas ruas e varrer diariamente a água parada;
-Cobrir as caixas d’água, poços ou piscinas e manter as calhas de água limpas;
-Colocar terra ou areia nos pratos dos vasos de plantas;
-Manter a lata de lixo devidamente tampada e jogar no lixo cascas de coco, latas de refrigerantes, copo plástico, garrafas, embalagens, etc;
-Guardar pneus em locais cobertos, longe da chuva. Faça furos na parte de baixo ou entregue no serviço de limpeza;
-Tampar os ralos pouco usados com um plástico, jogando água sanitária no cano 2 vezes por semana;
-Diminuir o número de bebedouros de cães, gatos e passarinhos e manter o aquário limpo e fechado;
-Colocar telas de proteção nas janelas e mosquiteiros na cama para dormir.