Obras devem durar 12 meses
A Prefeitura de Caxias do Sul e o Governo do Estado formalizaram, nesta terça-feira (1º), um termo de cooperação técnica no âmbito do Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul, o Desassorear RS. A assinatura do documento representa um passo fundamental para o início das obras na cidade, que dependem agora da publicação no Diário Oficial do Estado, prevista para os próximos 10 dias. Após essa etapa, as intervenções podem ser iniciadas, com previsão de conclusão em 12 meses.
Nesta fase, serão contemplados os arroios Belo e Herval. A execução das obras fica a cargo de uma empresa contratada pelo Estado, enquanto a fiscalização será realizada pela Secretaria Municipal de Obras (SMO). O cronograma detalhado deve ser divulgado nos próximos dias.
A iniciativa integra um conjunto de ações preventivas voltadas à redução dos riscos de alagamentos e à melhoria do escoamento das águas pluviais. Além dos arroios Belo e Herval, outros 164 pontos da cidade foram mapeados em um projeto encaminhado pelo Departamento de Manejo de Águas Pluviais (DMAP) ao programa estadual. O investimento total ultrapassa R$ 23,5 milhões e contempla, ainda, os arroios Dal Bó, Pena Branca, Pinhal, Rio Branco, Tega e o Rio Caí.
Desde as chuvas de maio do ano passado, a SMO tem realizado operações emergenciais de desassoreamento em diversos pontos da cidade. Com a adesão ao programa estadual, os trabalhos serão ampliados, contando com maior suporte técnico e financeiro.