Excesso de veículos é um dos fatores que contribuem para os congestionamentos na cidade, aponta a Secretaria de Trânsito
O intenso fluxo de veículos e os diários congestionamentos e sinistros de trânsito registrados em Caxias do Sul são tema de preocupação para os órgãos de trânsito. Um dos principais fatores que impactam a realidade caxiense é o grande número de veículos licenciados anualmente no município, aliado também ao incremento no montante de condutores habilitados aprovados nos Centros de Formação de Condutores (CFCs).
Dados divulgados pelo Detran/RS informam que somente em 2024, houve um acréscimo de quase 10 mil veículos na frota municipal. No mesmo período, o número de condutores habilitados saltou para 267.463 em 2024, representando quase 5 mil novos condutores aptos em Caxias do Sul, e a previsão de mais pessoas dirigindo mais veículos se reflete no aumento dos congestionamentos na cidade.
Os indicadores referentes ao ano de 2025 contemplam somente o mês de janeiro. Nele, Caxias do Sul teve mais 719 veículos licenciados, alcançando a marca de 349.624. Os indicadores também exibem a emissão de 213 novas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH), que deixam a população de condutores habilitados no município em um total de 267.676.
O secretário adjunto de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, avalia que o aumento da frota de veículos reflete na necessidade de investimentos necessários para a manutenção da mobilidade urbana. “Diante do cenário apresentado, encaminhamos a contratação de projetos que visem à implantação de aparelhos de trânsito nos principais pontos de mobilidade, tendo em vista os benefícios como a maior capacidade de mobilidade ao sistema e de segurança viária aos condutores e aos pedestres”, avalia.