A honraria foi entregue em cerimônia realizada nesta quinta-feira (5), na Câmara de Vereadores
Os 25 anos de atuação do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) conquistaram reconhecimento da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul nesta quinta-feira (5). A distinção partiu da vereadora Tatiane Frizzo (PSDB), que é egressa da instituição, onde se formou em Fisioterapia, em 2012, e se especializou em Docência no Ensino Superior, em 2014. O discurso em nome de todos os legisladores coube à proponente da honraria, que recordou seus momentos como acadêmica da instituição e destacou a relevância do Ensino Superior e da FSG na formação profissional de muitos estudantes da Serra Gaúcha.
“Se existem locais onde sonhos são construídos e realizados, são as instituições de Ensino Superior. Por esses corredores, conversas, risadas e novas amizades são formadas. Neles, grandes profissionais se desenvolvem, talentos se revelam e parcerias se consolidam, gerando memórias que farão parte da vida de cada um de nós. Fazer a diferença, abrir diálogos, revelar talentos: isso é o que vocês realizam no dia a dia. Parabéns pelos 25 anos dedicados à transformação social por meio da educação. Vida longa à FSG e a todos os seus colaboradores”, destacou Tatiane, valorizando a atuação e o impacto dos docentes na vida das pessoas.
Da tribuna, o reitor da FSG, professor doutor Denis Chidem, saudou a vereadora Tatiane e todos os demais legisladores pelo Prêmio Caxias do Sul. Também cumprimentou estudantes, professores, funcionários e toda a comunidade. Em seguida, registrou alguns marcos da instituição e sua contribuição para o desenvolvimento social da região.
“A FSG trilhou um caminho de crescimento e sucesso em toda sua trajetória. Tornou-se um pilar fundamental para a formação de profissionais competentes e cidadãos comprometidos, fortalecendo setores como educação, saúde e inovação. Agradecemos à comunidade de Caxias do Sul, que sempre acreditou e investiu na FSG como espaço de oportunidade e crescimento. Unidos, continuaremos construindo uma instituição que transforma vidas e projeta um futuro melhor para todos nós”, ressaltou.
Chidem também sublinhou o trabalho de extensão que a instituição promove, ao lado do ensino e da pesquisa. Segundo o docente, em 2023, mais de 48 mil atendimentos foram realizados no Centro Integrado de Saúde da instituição. Ele também comemorou a autorização recebida neste ano para o funcionamento do curso de Medicina, que poderá oferecer 60 vagas para quem busca essa formação.
SAIBA MAIS SOBRE A INSTITUIÇÃO HOMENAGEADA
- Em 2023, recebeu o conceito máximo em avaliação do Ministério da Educação (MEC). A nota provou que o Centro Universitário conseguiu atender e cumprir com distinção todos os critérios exigidos pela Comissão Avaliadora e obteve, em 2024, a autorização para o curso de Medicina.
- Fundada como Faculdade no ano de 1999 e mais tarde transformada em Centro Universitário em 2016, a FSG conta com uma variedade de cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia) e pós-graduação (especialização e MBA), em formatos presenciais e na modalidade a distância.
- A instituição teve como primeiro endereço a Avenida Rubens Bento Alves, nº 8308, no Bairro Sanvitto. A partir de 2005, a sede se descolou para a Rua Os Dezoito do Forte, nº 2366, no Bairro São Pelegrino, local em que promove atividades de ensino até hoje.
- Desde 2018, a FSG integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, o que permitiu novos investimentos em infraestrutura e a criação de cursos em áreas estratégicas, como Ciência da Computação, Engenharia Mecatrônica e Pedagogia. Com um campus moderno de mais de 53 mil m², a instituição inaugurou o Teatro e o Complexo de Medicina Veterinária, ampliando a capacidade de inovação e apoio ao ensino.
- A instituição também proporciona de forma ativa eventos de integração à comunidade, como atividades esportivas e culturais. Além disso, possui o Centro Integrado de Saúde, que oferece atendimentos nas áreas de biomedicina, educação física, estética e cosmética, fisioterapia, psicologia, nutrição e terapia ocupacional. Exames de prevenção e laboratoriais também são ofertados para o público.