Avança obra no entroncamento da Perimetral Sul com a avenida São Leopoldo, em Caxias do Sul

Publicado em 17/10/2024
por Igor Panzenhagen

Mais de 30 mil pessoas serão beneficiadas e futuros alagamentos na Zona Sul da cidade poderão ser evitados

Quem passa pela Perimetral Sul no entroncamento com a avenida São Leopoldo, em Caxias do Sul, percebe que parte da pista está com bloqueio de trânsito. A interrupção é devido a uma obra do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) para prevenir alagamentos na Zona Sul.

De acordo com a autarquia, a implantação da macrodrenagem ocorre em uma área de 370 hectares, em um trecho da avenida Perimetral Bruno Segalla (Perimetral Sul) e no interior de um lote localizado na rua Erna Sirtoli Uez, no bairro São Leopoldo.

Foto: Cristofer Giacomet/ Assessoria Prefeitura

O trecho que está sendo executado, neste momento, compreende arruelas de concreto, sendo galerias de 3 por 2,5 metros, com valas de aproximadamente 5 metros de profundidade. Antes de iniciar a obras, a empresa terceirizada, realizou toda uma sondagem e preparação do terreno, além de instalar algumas tubulações provisórias, caso precise interceptar uma sobrecarga na rede, e assim obter um acesso secundário para não comprometer o andamento da obra.

Esta primeira parte do cronograma da obra, está sendo executada 100% dentro da servidão de passagem do terreno e não afeta as vias e o trânsito do local. “Nossa programação é realizar o cruzamento da rede, somente no período das férias, quando o fluxo de veículos é menos intenso”, salienta o gerente de planejamento e obras do Samae, Engº. Leonério de Castilhos.

Em um investimento de R$ 7,4 milhões, serão implantados 615 metros de tubos, que visa solucionar o problema dos alagamentos na Zona Sul da cidade. A nova rede beneficiará mais de 30 mil moradores dos bairros São Leopoldo, Centro, Panazzolo, Exposição, Rio Branco, Kayser, Salgado Filho e São Pelegrino.

A obra está sendo executada pela empresa terceirizada Dalfovo Construtora Ltda., que terá o prazo de até 360 dias para realizar os serviços. Já a fiscalização está a cargo da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) e do Samae.