Desassoreamento do arroio Pinhal avança em Vila Cristina

Publicado em 26/07/2024
por Igor Panzenhagen

Essa limpeza é essencial para restaurar o fluxo adequado das águas e prevenir futuros alagamentos

Os trabalhos de desassoreamento do arroio Pinhal em Vila Cristina, no interior de Caxias do Sul, continuam avançando, atingindo na quinta-feira (25) a altura da ponte que cruza a rua da Cidadania, próximo à sede da Subprefeitura de Vila Cristina. Desassoreamento é a remoção de areia, lodo e outros sedimentos do fundo de rios e lagos, causados por ações humanas ou pelo desbarrancamento de

Vila Cristina recebeu uma grande quantidade de rejeitos e materiais orgânicos trazidos pelos arroios que cortam o distrito, principalmente o arroio Pinhal e o arroio Belo. Para prevenir futuros desastres, o município de Caxias do Sul contratou uma empresa especializada para realizar uma série de serviços de reparo, incluindo o desassoreamento estratégico dos arroios, com destaque para o arroio Pinhal.

Os trabalhos estão sendo executados em dois pontos críticos: um na altura de Galópolis e outro em Vila Cristina. Na região de Vila Cristina, os trabalhos começaram próximo à desembocadura das águas no rio Caí e avançaram por pontos considerados mais críticos e perigosos. Atualmente, os esforços de desassoreamento estão concentrados na altura da ponte na Rua da Cidadania, local severamente alagado devido ao assoreamento, causando danos aos prédios da Subprefeitura e da Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade.

A operação de desassoreamento é essencial para restaurar o fluxo adequado das águas e prevenir futuros alagamentos.