Demora na reforma de UBS motiva protesto de moradores do Mariani em Caxias

Publicado em 29/04/2025
por Mauro Teixeira

Fechada para reforma desde 2023

Cerca de 50 moradores do Mariani, em Caxias do Sul, protestaram-na tarde desta segunda-feira (28), pela reabertura da Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro, fechada para reforma desde 2023.

Conforme os moradores, houve a promessa para a obra ser concluída no final do ano passado, mas o prazo foi prorrogado para o início deste mês de abril, entretanto, uma nova data foi determinada para que a UBS seja reaberta no próximo mês de junho.

De acordo com, Maria Geneci Silveira, usuária da Unidade Básica de Saúde, o poder público está “brincando” com os moradores que precisam se deslocar até Praça Estação Cidadania – Cultura, no Bairro Cidade Nova para serem atendidos

“Essa demora prejudica os moradores que tem dificuldade de locomoção, PCD e idosos já que aqui onde está sendo reformada, existe um ponto de ônibus bem na frente, já lá no Cidade Nova, não tem ponto de ônibus próximo”.

A obra foi assumida em outubro de 2024 pela empresa BJ Queiroz Engenharia e Construções Ltda, depois que a empresa anterior, a Construtora Borin, teve o contrato rescindido porque não conseguiu manter os serviços pois teve as contas bloqueadas por causa de uma decisão judicial.
A empresa BJ Queiroz Engenharia e Construções Ltda solicitou a ampliação de prazo por mais 60 dias e, entre as justificativas, alegou dificuldade de contratação de pessoal.

A solicitação foi analisada e justificada também pela gerência técnica de Projetos, Edificações e Equipamentos Públicos da Secretarias Municipal de Obras (SMO), esclarecendo que o aditamento de prazo tem o objetivo de garantir a qualidade técnica dos serviços.