Estrutura visa qualificar e ampliar os atendimentos de saúde à população
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul inscreveu seis projetos no PAC Seleções – Saúde 2025, incluindo a proposta de construção de uma policlínica. O serviço, voltado à Atenção Especializada à Saúde, tem o objetivo de complementar o atendimento prestado na Atenção Primária, ampliando o acesso da população a especialidades médicas, exames e diagnósticos em tempo oportuno. A iniciativa busca reduzir a demanda por atendimentos de urgência, tornando os serviços de saúde mais ágeis e eficientes.
A policlínica segue o modelo proposto pelo Ministério da Saúde e deve contar com atendimento regulado pelo Município. Entre as principais linhas de cuidado previstas estão: Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Saúde da Criança, Doenças Crônicas não transmissíveis (como acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio, diabetes e insuficiência cardíaca), Atendimento a vítimas de violência, Saúde Mental, Cuidados Ortopédicos, Otorrinolaringologia e Reabilitação.
Com a inscrição no PAC, a proposta segue para análise do Ministério da Saúde. Caso aprovada, o Município deve receber os recursos necessários e dará início ao processo licitatório para a construção. Ainda não há prazos definidos, pois os próximos passos dependem da aprovação federal.
O secretário municipal da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Júnior, destaca que a busca por esses recursos representa uma oportunidade para suprir um dos principais gargalos na área da saúde em Caxias do Sul. “Será um grande avanço, com várias especialidades médicas e equipamentos fornecidos com recursos do PAC. É uma chance importante para qualificar os serviços oferecidos à população”, afirma.
Mesmo sem a confirmação do financiamento, a Prefeitura já avalia possíveis áreas para a instalação da policlínica, cuja localização ainda não foi definida.
Outros projetos inscritos no PAC Seleções
Além da policlínica, a SMS inscreveu cinco projetos voltados a diferentes áreas da saúde:
- UBS Caminho do Meio: proposta para a construção da unidade, orçada em R$ 3,4 milhões. O projeto já está pronto, mas aguardava a liberação de recursos federais, que não ocorreu. Por isso, foi incluído no PAC.
- Novo CAPS Infantojuvenil: o Município busca recursos para um novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) voltado ao atendimento de crianças e adolescentes, complementando os serviços já oferecidos pelo CAPS Aquarela.
- Unidade Odontológica Móvel (UOM): aquisição de um novo veículo para ampliar o atendimento odontológico itinerante na cidade.
- Ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu): aquisição de seis novas ambulâncias, sendo uma de suporte avançado (com equipamentos de UTI) e cinco de suporte básico, para a renovação da frota.
- Equipamentos para Unidades Básicas de Saúde: solicitação de combos com itens como cadeiras de rodas, câmaras frias para vacinas, aparelhos de ultrassom para fisioterapia, entre outros. A lista de equipamentos pode ser ajustada conforme critérios do Ministério da Saúde e disponibilidade no mercado.