Iniciam obras de manutenção em galeria que ruiu com as chuvas de 2024 em Caxias do Sul

Publicado em 01/04/2025
por Igor Panzenhagen

Com dimensões aproximadas de 2 metros de largura por 2 metros de altura, o canal desempenha um papel essencial na drenagem da região

Iniciaram, nesta segunda-feira (31), as obras de manutenção de um trecho da galeria no bairro Castelo (região de São Cristóvão de Ana Rech) em Caxias do Sul. A galeria ruiu devido as fortes chuvas. A estrutura está localizada na Rua Maria Eurema Santos da Silva, na esquina com a Rua Governador Euclides Triches. Esta é a primeira fase de um conjunto de ações planejadas para restaurar a galeria e garantir sua plena operacionalidade.

A galeria colapsou após as chuvas intensas de maio de 2024, que provocaram o estufamento e o desabamento de uma das laterais da estrutura, comprometendo o funcionamento do sistema e interditando totalmente a via no trecho afetado. Com dimensões aproximadas de 2 metros de largura por 2 metros de altura, o canal desempenha um papel essencial na drenagem da região, recebendo um grande volume de água pluvial.

De acordo com o secretário de Obras, Lucas Suzin, essa primeira etapa é fundamental para viabilizar as próximas fases do projeto de recuperação. “Essa etapa é muito importante para as próximas ações que vamos efetuar com a equipe de engenharia para viabilizar o reparo”, destacou Suzin.

Após a conclusão dos primeiros trabalhos, que envolvem a abertura e limpeza da área afetada, o local permanecerá interditado para que as equipes técnicas possam dar andamento às próximas etapas do projeto de restauro.