Defesa Civil testa novo sistema de alertas de desastres em Caxias do Sul

Publicado em 29/11/2024
por Filipe Brogliatto

Nova ferramenta promete mais agilidade e alcance em situações de risco extremo e estará disponível em todo Estado no dia 4 de dezembro

Neste sábado (30), a Defesa Civil Nacional realiza em Caxias do Sul e em outras 35 cidades do Rio Grande do Sul o teste de uma nova tecnologia para envio de alertas em casos de desastres extremos. A ferramenta, chamada Defesa Civil Alerta, utiliza o sistema cell broadcast, que permite o envio de mensagens diretamente para os celulares de pessoas em áreas de risco, dispensando qualquer tipo de cadastro prévio.

O sistema, desenvolvido em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as principais operadoras de telefonia do país, promete revolucionar a forma de notificação em situações de emergência. As mensagens são emitidas com um som característico e vibração, sobrepondo qualquer atividade em uso no aparelho. Mesmo celulares configurados no modo silencioso exibirão o alerta.

Além de residentes, visitantes e estrangeiros que estejam na área de risco também devem receber os comunicados. O alcance da tecnologia pode, inclusive, fazer com que municípios próximos às cidades selecionadas para o teste, como Caxias do Sul, também sejam impactados pelos sinais.

A demonstração deste sábado tem o objetivo de monitorar o funcionamento do sistema e familiarizar a população com a nova modalidade de alerta. Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Tenente Armando da Silva, o teste é apenas uma simulação e não exige ação por parte da população. “Não há necessidade de ligar para os bombeiros ou para a Defesa Civil. A mensagem será identificada como um teste”, destacou.

Caxias do Sul foi escolhida para o teste devido ao impacto causado pela tragédia climática de maio, que reforçou a necessidade de ferramentas mais rápidas e eficazes na comunicação de emergências. Com a tecnologia, será possível alertar a população no momento exato da ocorrência, garantindo mais segurança para a comunidade.

A nova ferramenta estará disponível para os 497 municípios gaúchos a partir de 4 de dezembro e será integrada às demais formas de alerta já utilizadas pela Defesa Civil Estadual, como envio de SMS, publicações em redes sociais, site oficial e comunicados diretos às prefeituras e aos coordenadores municipais.