Novo radar de velocidade é instalado na ERS-122, em Flores da Cunha

Publicado em 04/10/2024
por Igor Panzenhagen

Equipamente está em fase de testes e inicialmente não irá aplicar multas

Um radar de velocidade foi instalado no km 92 da ERS-122, em Flores da Cunha, nesta quinta-feira (3). O equipamento, no entanto, está em fase de testes e não vai aplicar multas, conforme explicado pela assessoria da concessionária CSG. O objetivo do radar, inicialmente, é monitoramento e análise de tráfego.

Outro equipamento que havia sido instalado no local no começo de setembro, foi removido na sexta-feira passada, dia 27 de setembro e virou alvo de reclamação do Poder Público e da comunidade do bairro Pérola, que há tempos cobra a presença de um equipamento de redução de velocidade. A Rádio Solaris FM 99.1 explicou, nesta semana, que o controlador de tráfego na ERS-122 “estava em fase de testes”, segundo a CSG.

Nesta quinta-feira (3), a concessionária emitiu um novo comunicado informando que “na fase experimental, está avaliando os fornecedores dos equipamentos e, assim que os pontos de instalação dos radares ou lombadas eletrônicas forem definidos pelo poder concedente, eles serão devidamente sinalizados nas rodovias. Informações sobre as localizações definitivas e os limites de velocidade serão amplamente divulgadas por meio da imprensa e dos canais de comunicação da concessionária de rodovias”, informa a companhia, por meio de nota.

A empresa também explicou que, uma vez que os radares estejam autorizados para operar oficialmente como controladores de velocidade, a gestão, o controle e a emissão de multas por excesso de velocidade serão de responsabilidade dos órgãos públicos competentes. A concessionária não possui autoridade para emitir multas.