Definido o espaço do Centro de Capacitação e Comércio de Caxias do Sul 

Publicado em 04/09/2024
por Wellington Frizon

Prédio do Caxias Plaza Shopping abrigará as salas de capacitação profissional e o comércio ambulante

O Centro de Capacitação e Comércio (CCC) já tem espaço definido. Após mais um chamamento público, o Caxias Plaza Shopping demonstrou interesse em participar. O local será gerenciado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDEI) em parceria com a Secretaria do Urbanismo (SMU).

A estrutura, com entrada pela rua Sinimbu, passará a abrigar comerciantes que hoje utilizam as calçadas das ruas Dr. Montaury e Marechal Floriano, no centro. O diferencial do espaço é que lá também estarão instalados o Banco do Vestuário, sala para seleção de alunos e sala de aula para cursos profissionalizantes do Capacita Caxias.

O secretário da SDEI, Jorge Catusso, reforça que o Centro de Capacitação e Comércio vem para solucionar o problema do comércio ambulante nas vias de passeio público mas, acima de tudo, capacitar tanto os comerciantes quanto a população em geral para que se qualifiquem profissionalmente. “Em um único espaço teremos oportunidades para geração de renda, abrangendo a formalização dos comerciantes (atividade exercida pela Sala do Empreendor, na SDEI); capacitações (aumentando o alcance do Capacita Caxias); inclusão produtiva (fomentando o comércio regular e formal), além da possibilidade de fiscalização por parte do município”, destaca Catusso. Após o início do funcionamento do Centro de Capacitação e Comércio, caberá à SMU fiscalizar para que não haja, novamente, comércio ambulante nas vias de passeio público.

Na sequência vai ser lançado um edital de chamamento para que os comerciantes, que hoje ocupam as ruas, possam realizar o credenciamento para se instalarem no CCC. Anterior a isso, haverá orientações para os ambulantes, com auxílio de tradução em francês pelo Núcleo de Extensão da Universidade de Caxias do Sul.

Conforme a diretora de Planejamento e Execução da SDEI, Daniela Maino, todos serão microempreendedores individuais (MEIs) e, os que ainda não são, vão passar pelo processo de formalização, com o apoio da Sala do Empreendedor.

“O objetivo é que não seja somente um local de comércio e sim um centro de oportunidades, assim, ao unir esforços, acreditamos que o Centro de Capacitação e Comércio se tornará um modelo de referência em empreendedorismo e desenvolvimento social, beneficiando não apenas os microempreendedores, mas toda a comunidade ao seu redor”, afirma.